17 julho 2006

Óleo de Rícino

Algum de vocês já tomou óleo de rícino, sabem pra que serve? Pois é, eu e minhas irmãs, quando éramos crianças, tomamos óleo de rícino -contra a vontade, claro- e detestamos.

Em frente à nossa casa existiam vários campos de futebol. Uns viraram mato e outros foram preservados. Em um desses terrenos que ficaram abandonados, uma construtora decidiu erguer diversos prédios residenciais. Me lembro até hoje "Neste local serão construídos 1584 apartamentos para ase seguintes cooperativas: X, Y, Z". A publicidade já me fascinava. Antes da construção dos apartamentos, uma imensa e barulhenta escavadeira abriu diversas crateras, acredito que para verificar a qualidade do terreno.

No dia seguinte as crateras amanheceram cheias de água, fazendo a festa da garotada que ia se banhar nas piscinas naturais. Eu e minhas irmãs também fomos e nos fartamos uma tarde inteira.

Felizes da vida contamos a aventura pro nosso pai, tão logo ele chegou do trabalho. O resultado foi terrível. Depois de uma bronca imensa, ficamos em fila indiana e fomos ao encontro da terrível garrafinha de óleo de rícino, que papai tinha não sei pra quê, só sei que na época o óleo maldito era bastante utilizado como vermífugo e contra prisão de ventre.

O sabor é o pior possível. Graças a Deus o gosto dessa bebida que nós bebemos desapareceu. Da minha boca acredito ter esquecido o gosto uns 6 anos depois...

Eu e minhas irmãs nos divertíamos muito. Brincávamos muito, hoje nos damos conta disso.

8 comentários:

Miguel Freitas disse...

É verdade, Sandra, bons tempos. Mas dificilmente eu daria óleo de rícino pros meus filhos. Mesmo porque os terrenos baldios, assim como o óleo, estão cada vez mais difíceis de serem encontrados.

Anônimo disse...

Miguel, você está muito nostálgico, meu camarada.

Abraço,

Edu

Anônimo disse...

Miguel,como testemunha da historia do oleo,quero ressaltar que foram algumas vezes que nos obrigaram a tomar o Oleo de Ricino,a Emulsão Scott,e o Oleo de Figado de Bacalhau.Todos da nossa geração já experimentaram,somos do tempo do Chush ,irmão...
Sem nenhuma saudade...
um beijo Rita(muito legal o Blog)

Miguel Freitas disse...

Caro Edu Anônimo,
não é nostalgia. São pedaços da minha história, meu amigo. Quero deixá-los para que os meu filhos a conheçam melhor.

Abraço

Miguel Freitas disse...

É verdade, Rita,

tinha esses outros, sim. Mas o rícino foi o que mais me marcou. Aguarde outros capítulos da nossa históra.

Beijo grande

MMdesigner disse...

Bom dia (rindo)
Gostei do blog e do assunto... rss
Abraço
MMdesigner

Unknown disse...

Aff.......minha mãe tambem fazia eu tomar
Eka....horrível

Jullay disse...

E era horrivel, arrrggggg, chego a arrepiar qundo lembro do gosto.