12 julho 2006

Manias na Copa do Mundo - 12/06/2006

Todos têm manias em copa do mundo. Uns não mudam a camisa, outros assistem sempre no mesmo lugar do sofá, na mesma casa, no bar etc. Na minha primeira copa do mundo ao vivo, em 1970, eu não tinha nenhuma mania. Lembro que vi os jogos em locais distintos, com roupas distintas e o que se sabe foi o show de bola da seleção. Comprei 2 folhas de papel seda, verde e amarela -usados para confeccionar pipas- e fiz a minha primeira bandeira, que cansei de correr em volta da minha casa a cada gol do Brasil. Ao final da copa ela já estava bastante amassada devido ao crescente e feliz uso.

Pulo para copa de 2002, já que nas seguintes a de 70 eu já tinha várias manias, que de nada adiantaram. Foi insucesso atrás de insucesso até a copa de 94, um pouco sem graça, com 0x0 no placar da decisão e decidida nos pênaltis mas com zhow de Romário e Bebeto, que foi o que valeu. Em 2002 eu joguei fora quase todas as manias. Fiquei apenas com o ficar de pé na hora do hino nacional e colocar a mão direita em cima do coração.

Fiz minha mania em todos os jogos iniciais até as oitavas. Por vezes era difícil devido aos horários do jogos, na madrugada. Enfim chega as quartas de final. Brasil e Inglaterra, jogo às 3h15 da manhã. Me preparei para o jogo e não consegui acordar na hora, só despertando com o barulho dos fogos. Levantei tonto e corri pra televisão. Os times já estavam em campo e o juiz iria apitar o início do jogo. Fiquei desesperado, afinal não tinha escutado o hino nacional e nem colocado a mão no coração. Pra piorar o Lúcio fez uma bobagem e o Owen marcou 1x0 para os ingleses. Maldisse o meu sono e me xinguei por não ter acordado na hora. Pouco depois Rivaldo, após genial jogada do Ronaldinho Gaúcho empata. Fiquei mais tranqüilo. Veio o segundo tempo, o gol espírita do Ronaldinho Gaúcho, sua expulsão e para alívio de todos a vitória do Brasil, aparentemente sem a minha mania.

O que ninguém sabe nessa história, é que eu tinha gravado o jogo. No intervalo do primeiro para o segundo tempo interrompi a gravação, voltei a fita e escutei o hino nacional com mão no peito e o escambau. Deu no que deu.

Nenhum comentário: